O que é Hosting?
Hosting é um serviço de Internet que aloja páginas Web e contas de correio eletrónico num servidor, tornando-as acessíveis a qualquer momento. Quando contratamos um hosting web, estamos, na verdade, a “alugar” um espaço de armazenamento na rede. Além disso, podemos optar por um serviço de alojamento partilhado ou dedicado.
No alojamento partilhado, alugamos um espaço dentro de um servidor que vários utilizadores partilham. Por essa razão, esta solução de alojamento web é frequentemente a opção mais económica. Em contraste, se escolhermos um alojamento dedicado, teremos todo o servidor à nossa disposição. Assim, não partilhamos recursos com ninguém, o que normalmente resulta em um preço ligeiramente superior ao do hosting partilhado.
Dicas sobre alojamento
Atualmente, existem diferentes tipos de alojamento disponíveis no mercado, incluindo:
- Cloud
- Hosting Linux
- Hosting Windows
- Servidores Virtuais
Cloud
O alojamento na nuvem, por exemplo, permite disponibilizar aplicações e sites na Internet utilizando uma rede de servidores. Este tipo de alojamento combina recursos de computação de servidores virtuais e físicos, oferecendo, assim, uma maior escalabilidade e flexibilidade para fazer alterações rapidamente. Na maioria dos casos, as equipas pagam apenas pelo que utilizam, evitando, portanto, preocupações com o aprovisionamento excessivo ou insuficiente de recursos.
Hosting Linux
O alojamento Linux envolve hospedar sites ou aplicações web num servidor que executa o sistema operativo Linux. Este sistema é o mais popular para servidores, detendo uma quota de mercado superior a 70%. Além disso, como o Linux é um sistema operativo de código aberto, não é necessário pagar por uma licença para o instalar nos seus servidores.
Hosting Windows
O alojamento Windows oferece um serviço de alojamento que utiliza o Microsoft Windows Server como sistema operativo. Este ambiente é especialmente adequado para aplicações e sites que necessitam de tecnologias e frameworks associados ao ecossistema Windows.
Servidores Virtuais
Por fim, um servidor virtual, também conhecido como máquina virtual (VM), consiste em um espaço particionado dentro de um servidor real. Ele replica a funcionalidade de um servidor físico dedicado, mas permanece transparente para os utilizadores. Normalmente, este tipo de servidor encontra-se alojado na nuvem ou em centros de dados externos. Além disso, um servidor virtual utiliza hardware e recursos partilhados por vários utilizadores, com diferentes níveis de controlo.